Pediatras da Santa Casa de Piumhi denunciam atrasos nos pagamentos e cobram transparência da Instituição
No último sábado (18), pediatras atuando como prestadores de serviço da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi divulgaram um comunicado direcionado à população de Piumhi e à microrregião de saúde, que inclui os municípios de Doresópolis, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Pimenta, Capitólio e Guapé. O texto, assinado pelos médicos Gabriel Tavares, Eduardo Belizário, Leandro Oliveira, Nayara Garcia, Sheila Cunha e Wagner Dornela, denuncia a falta de transparência em um documento publicado pela atual gestão da instituição.
O documento divulgado pela Santa Casa aborda as dificuldades financeiras enfrentadas pelos hospitais filantrópicos, públicos e privados em todo o Brasil, mencionando um déficit mensal aproximado de R$ 540 mil. Segundo o texto, essa situação impossibilita um reajuste nos valores dos plantões e afeta o prazo de pagamento dos honorários médicos.
No entanto, os pediatras contestam a narrativa apresentada pela direção da Santa Casa. Eles afirmam que a saída de profissionais da escala de plantão, incluindo médicos de outras localidades contratados para reforçar a equipe, não se deve apenas ao valor dos plantões, considerado baixo em relação à região, mas também aos constantes atrasos nos pagamentos. Segundo os profissionais, o último pagamento recebido foi referente a setembro de 2024, acumulando três meses de atraso.
Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela Santa Casa, os médicos reconhecem que a pediatria possui estrutura suficiente para oferecer atendimento hospitalar básico, algo nem sempre disponível em cidades do interior do Brasil. Contudo, eles ressaltam que a falta de pagamento é um problema recorrente que compromete a continuidade do serviço.
Os pediatras reafirmam o compromisso com as crianças e suas famílias, destacando que o objetivo é garantir um atendimento de qualidade. Informam ainda que estão colaborando com a promotoria e órgãos governamentais para encontrar uma solução rápida e justa para o impasse.
Câmara Municipal de Piumhi
Hoje (20), durante a 3ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Vereadores de Piumhi receberá a diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi (SCMP). O objetivo é conhecer a atual situação financeiro-operacional da instituição e discutir as principais demandas do hospital.
