Nova legislação mineira amplia mercado para queijos artesanais autorais

Os produtores de queijos artesanais em Minas Gerais acabam de ganhar um importante avanço na legislação, com a publicação da Portaria 2373 pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A nova regulamentação, anunciada pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, estabelece regras que ampliam as possibilidades de comercialização dos chamados "queijos artesanais autorais".

Segundo o diretor técnico do IMA, André Almeida Santos Duch, o texto traz critérios específicos para a produção de queijos que incluem ingredientes extras, como café, vinho ou doce de leite. Anteriormente, apenas os produtores que possuíam o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade podiam vender seus produtos em território nacional. Agora, aqueles que seguirem preceitos como normas sanitárias rígidas, manejo adequado do rebanho, ordenha higiênica, controle de doenças, bem-estar animal e uso regulamentado de medicamentos terão autorização para comercializar seus produtos em todo o Brasil.
Além disso, a portaria reforça que as regras são aplicáveis a todos os queijos artesanais do estado, incluindo o tradicional Queijo Minas Artesanal (QMA). Minas Gerais reconhece oficialmente 16 regiões como tradicionais produtoras de queijos artesanais, sendo dez delas dedicadas ao QMA: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra do Salitre, Serro, Triângulo Mineiro e Serras da Ibitipoca. Outras seis regiões também são reconhecidas por suas produções específicas, como Alagoa (Queijo Artesanal de Alagoa), Mantiqueira de Minas (Queijo Artesanal da Mantiqueira de Minas), Serra Geral do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha (Queijo Cabacinha), Vale do Suaçuí e Vale do Mucuri (Requeijão Moreno).

Com essa nova regulamentação, Minas Gerais reforça seu papel de destaque na produção de queijos artesanais e expande as oportunidades para produtores locais, que agora podem levar suas criações autorais para todo o país. A medida promete impulsionar o setor, garantindo mais segurança para os consumidores e valorizando a tradição mineira na fabricação desses produtos tão apreciados.


Patrocinado
.Livro de Colorir Bobbie Goods 48 Folhas por R$ 29,99 - clique aqui
Criado com ♥️ em Piumhi/MG desde 2019 - V.1.0