A oferta contempla mais de 50 opções de cursos, com foco na empregabilidade e no desenvolvimento regional. Além das formações concomitantes e subsequentes ao ensino médio, a rede estadual também disponibiliza cursos integrados por meio do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional (EMTI Profissional), que alia a formação geral à técnica desde o início da trajetória escolar.
As inscrições devem ser feitas diretamente nas escolas, conforme as orientações da SEE/MG. Quando o número de interessados ultrapassa o total de vagas, é realizado sorteio público. Os cursos são presenciais, com aulas majoritariamente no período noturno, carga horária entre 800 e 1.200 horas e duração média de um ano e meio.
A lista das escolas que oferecem educação profissional e cursos pode ser consultada neste
link. Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail:
educacaoprofissional@educacao.mg.gov.br.
Patrocinado
Smartwatch Haylou 2 Pro por R$ 124 - clique aqui
Escolas estaduais da região ampliam oferta de cursos técnicosAs escolas estaduais de Piumhi, Capitólio e Pimenta, que integram a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Passos, estão com ampla oferta de cursos técnicos em diversas áreas.
Em Piumhi, as instituições Escola Estadual Professor Francisco de Paula Rebelo Horta e a Escola Estadual Professor João Menezes. Oferecem os cursos técnicos integrados ao ensino médio nas áreas de Agropecuária, Desenvolvimento de Sistemas, Química e Informática, com turmas distribuídas entre o 1º, 2º e 3º anos.
Na E.E Francisco de Paula Rebelo Horta, o curso de Agropecuária é um dos destaques, refletindo a vocação rural da região. Já o curso de Desenvolvimento de Sistemas atende à crescente demanda por profissionais na área de tecnologia. A unidade também oferece turmas de Química, um curso voltado à indústria e laboratórios.
A E.E Professor João Menezes mantém turmas de Informática, sendo uma delas no período noturno, atendendo jovens e adultos que buscam formação técnica aliada ao trabalho.
Em Capitólio, a Escola Estadual Modesto Antônio de Oliveira disponibiliza turmas do curso técnico de Química, também em regime integral profissional, com foco na formação prática e qualificação para o mercado de trabalho.
Já em Pimenta, a Escola Estadual Padre José Espíndola oferece o curso técnico de Administração, voltado para a formação de futuros profissionais na área de gestão e negócios. As aulas são no período noturno, facilitando o acesso de estudantes que trabalham durante o dia.
 |
Cursos oferecidos na região pelas escolas |
Empreendedorismo Juvenil
Uma das novidades deste semestre é o curso Técnico em Administração - Empreendedorismo Juvenil (NEJ), fruto de uma parceria entre a SEE/MG e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao todo, serão 172 turmas abertas nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio.
Com uma proposta pedagógica prática e dinâmica, o curso busca desenvolver competências empreendedoras nos jovens, incentivando autonomia, criatividade, protagonismo e inovação. A metodologia ultrapassa os limites da sala de aula tradicional e prepara os estudantes para empreender em diferentes contextos sociais e econômicos.
A formação em Empreendedorismo Juvenil é um dos mais procurados entre os estudantes, seguida por cursos de Enfermagem, Informática, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Agente Comunitário de Saúde e Logística.
🔗Informações Agência Minas / 📸Imagem gerada por IA