Pix chega aos EUA: Varejistas passam a aceitar pagamentos instantâneos do Brasil

📲 Participe do canal Piumhi Notícias no WhatsApp
Antes, o Pix só era utilizado em território americano em transações com comerciantes brasileiros. Com a nova tecnologia, ele poderá ser integrado às maquininhas de pagamento dos varejistas nos EUA.
O funcionamento será familiar aos brasileiros: o lojista informa o valor da compra em dólares, e a maquininha gera um QR Code para pagamento via Pix.
O valor é convertido para reais no momento da transação, com inclusão do IOF (3,5%), permitindo que o consumidor evite as taxas de conversão normalmente aplicadas em compras internacionais com cartão de crédito.
Guerra comercial EUA x Brasil
Um relatório recente do governo dos Estados Unidos acendeu um alerta nas relações comerciais com o Brasil ao criticar práticas consideradas desleais no setor de pagamentos eletrônicos. Embora o Pix não seja citado nominalmente, a descrição feita aponta para o sistema, desenvolvido e gerido pelo Banco Central do Brasil.
A investigação pode levar a novas pressões comerciais sobre o Brasil. O governo brasileiro, no entanto, tem defendido o Pix como um sistema nacional de sucesso, com mais de 168 milhões de usuários e ampla aceitação popular.