Piumhi: MPMG deflagra operação contra desvio de recursos da saúde
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Passos e da 1ª Promotoria de Justiça de Piumhi, com apoio dos 12º e 63º Batalhões da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta terça-feira (21) a Operação Sanare. A ação tem como objetivo combater um esquema de desvio de recursos públicos do Consórcio Público Intermunicipal da Microrregião de Piumhi.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Piumhi e Bambuí. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Piumhi, que também autorizou a quebra de sigilo de dados dos dispositivos apreendidos, além dos sigilos bancário e fiscal dos investigados. A Justiça determinou ainda o bloqueio de valores que somam R$ 4,5 milhões.
As investigações apontam a existência de práticas administrativas irregulares que configuram crimes, como a destruição de documentos — entre eles prontuários médicos e registros financeiros do consórcio — encontrados queimados e fragmentados.
Também foram identificadas a criação de senhas bancárias para pagamentos indevidos e a contratação de empresas de fachada. Segundo o MPMG, as fraudes comprometeram o atendimento médico-hospitalar de moradores de pelo menos 11 municípios que integram o consórcio.
A Justiça acatou o pedido do Ministério Público para suspender as atividades econômicas de cinco empresas envolvidas no esquema. Quatro investigados também foram alvo de medidas cautelares diversas da prisão.
⭐️Canal Radar Promoções: https://bit.ly/Radar_Promoções
Participaram da operação quatro promotores de Justiça e 44 policiais militares. O cumprimento dos mandados contou com o apoio do Gaeco de Divinópolis.
🔗📸 Assessoria de Comunicação MPMG