Banco Central bloqueia mais de 1,6 mil tentativas de fraude em abertura de contas
Em apenas dois dias de funcionamento, a nova ferramenta BC Protege+, lançada pelo Banco Central, já demonstrou impacto significativo no combate a fraudes financeiras. Segundo balanço divulgado pela instituição, foram 1.630 tentativas de abertura de contas fraudulentas bloqueadas até a tarde desta terça-feira (2). Além disso, 145,5 mil pessoas ativaram a proteção, e os bancos realizaram 1,9 milhão de consultas ao sistema para verificar pedidos de abertura de contas ou inclusão de titulares.
Leia Banco Central lança serviço para proteger cidadãos contra fraudes bancárias
Leia Banco Central lança serviço para proteger cidadãos contra fraudes bancárias
O serviço, gratuito e acessível pelo portal Meu BC mediante conta Gov.br de nível prata ou ouro, funciona como uma barreira adicional contra golpes de identidade. Ao ativar a proteção, o cidadão ou empresa comunica oficialmente que não deseja abrir contas nem ser incluído como titular em contas de terceiros. A consulta ao sistema tornou-se obrigatória para instituições financeiras antes da abertura de qualquer conta.
📌 Como funciona o BC Protege+:
- Usuário ativa a proteção no Meu BC com verificação em duas etapas.
- Empresas também podem habilitar o recurso em nome da organização.
- Caso seja necessário abrir uma conta, o usuário deve desativar temporariamente a proteção, podendo programar a reativação automática.
- O serviço pode ser ativado ou desativado a qualquer momento, sem custos.
A iniciativa busca reduzir os prejuízos causados por fraudes de identidade e fortalecer a confiança no sistema financeiro. O Banco Central recomenda que cidadãos e empresas utilizem o recurso como forma de prevenção contra golpes cada vez mais sofisticados.