Banco Central bloqueia mais de 1,6 mil tentativas de fraude em abertura de contas

Em apenas dois dias de funcionamento, a nova ferramenta BC Protege+, lançada pelo Banco Central, já demonstrou impacto significativo no combate a fraudes financeiras. Segundo balanço divulgado pela instituição, foram 1.630 tentativas de abertura de contas fraudulentas bloqueadas até a tarde desta terça-feira (2). Além disso, 145,5 mil pessoas ativaram a proteção, e os bancos realizaram 1,9 milhão de consultas ao sistema para verificar pedidos de abertura de contas ou inclusão de titulares.

Leia Banco Central lança serviço para proteger cidadãos contra fraudes bancárias

O serviço, gratuito e acessível pelo portal Meu BC mediante conta Gov.br de nível prata ou ouro, funciona como uma barreira adicional contra golpes de identidade. Ao ativar a proteção, o cidadão ou empresa comunica oficialmente que não deseja abrir contas nem ser incluído como titular em contas de terceiros. A consulta ao sistema tornou-se obrigatória para instituições financeiras antes da abertura de qualquer conta.

📌 Como funciona o BC Protege+:

  • Usuário ativa a proteção no Meu BC com verificação em duas etapas.
  • Empresas também podem habilitar o recurso em nome da organização.
  • Caso seja necessário abrir uma conta, o usuário deve desativar temporariamente a proteção, podendo programar a reativação automática.
  • O serviço pode ser ativado ou desativado a qualquer momento, sem custos.

⭐️Canal Radar Promoções: https://bit.ly/Radar_Promoções

A iniciativa busca reduzir os prejuízos causados por fraudes de identidade e fortalecer a confiança no sistema financeiro. O Banco Central recomenda que cidadãos e empresas utilizem o recurso como forma de prevenção contra golpes cada vez mais sofisticados.
Criado com ♥️ em Piumhi/MG desde 2019 - V.1.0 | Louvado seja Deus | Somos🔺 Minas Gerais | Brasil