Anvisa proíbe venda de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira(7), a Resolução nº 32/2026, determinando a suspensão da comercialização, distribuição e uso de diversos lotes de fórmulas infantis da Nestlé Brasil Ltda (CNPJ: 60.409.075/0001-52). A medida foi tomada após a identificação de risco de contaminação por cereulide, toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus, capaz de provocar sintomas como vômitos persistentes, diarreia e letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções.
Entre as marcas atingidas estão:
- Nestogeno
- Nan Supreme Pro
- Nanlac Supreme Pro
- Nanlac Comfor
- Nan Sensitive
- Alfamino
Segundo a Anvisa, o recolhimento é preventivo e já foi iniciado pela fabricante em escala mundial. A contaminação foi detectada em ingredientes provenientes de um fornecedor internacional de óleos terceirizados, ligados a uma fábrica na Holanda. Por isso, a Nestlé determinou a necessidade de um recall global.
Orientações a pais e responsáveis:
- Verificar o número do lote impresso no rótulo das fórmulas.
- Caso o produto pertença aos lotes recolhidos, não deve ser consumido.
- Em situações de troca ou devolução, o contato deve ser feito diretamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Nestlé (clique aqui).
- Se houver sintomas após o consumo, a criança deve ser levada imediatamente ao médico, levando, se possível, a embalagem do produto.
A Anvisa recomenda que pais e responsáveis acompanhem as informações oficiais e sigam as orientações para garantir a segurança alimentar das crianças. Acesse a íntegra da Resolução 32/2026, clique aqui
No Brasil, os produtos e lotes a serem recolhidos são:
No Brasil, os produtos e lotes a serem recolhidos são:
🔗Anvisa /📸 Nestlé-Reprodução