Sul e Sudoeste de Minas registram crescimento nas exportações em 2025
O Governo de Minas divulgou o Panorama do Comércio Exterior da mesorregião Sul e Sudoeste, que encerrou 2025 com US$ 9,3 bilhões em exportações, um aumento de 46,9% em relação ao ano anterior. O território foi o segundo maior exportador do estado, responsável por 22,6% das vendas externas mineiras. No mesmo período, as importações somaram US$ 6,4 bilhões, representando 34,9% das aquisições internacionais de Minas Gerais.
📲 Inscreva-se no nosso perfil do Facebook Piumhi Notícias
📲 Inscreva-se no nosso perfil do Facebook Piumhi Notícias
O relatório, elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), destaca o protagonismo do café, que respondeu por 91% das exportações da região. Entre os principais destinos, a Alemanha concentrou 16% das compras, seguida por Estados Unidos (14,4%), Japão (7,6%), Itália (7,3%) e Bélgica (6,5%). Varginha liderou os municípios exportadores, com 35,2% do total, seguida por Guaxupé (25,2%), Alfenas (7,8%), Machado (4,9%) e São Sebastião do Paraíso (4,2%).
A publicação também ressalta a infraestrutura estratégica da região, que conta com 20 Arranjos Produtivos Locais em setores como cafeicultura, eletroeletrônicos, calçados e vinhos. Além disso, dispõe de Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros em Pouso Alegre e Varginha, e Recintos Especiais para Despacho Aduaneiro de Exportação em Guaxupé, Machado e Poços de Caldas, fortalecendo a competitividade regional no comércio internacional.
O estudo pode ser acessado no link.