Piumhi registra médio risco para dengue em novo levantamento do Aedes aegypti
Piumhi apresentou índice de 1,6 no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre 11 e 15 de agosto, o que coloca o município em situação de médio risco para epidemia de dengue.
Segundo o Setor de Endemias aproximadamente 880 imóveis foram vistoriados, com coleta de larvas para análise laboratorial, possibilitando identificar os pontos de maior concentração do mosquito. Entre os bairros com maior incidência estão:
- Centro
- Nova Esperança
- Lagoa de Trás
- Jardim Santo Antônio
- Jardim América
- Novo Tempo
A maior parte dos criadouros encontrados estava em recipientes pequenos e móveis, como pratinhos e vasos de plantas. Também foram registrados focos em ralos, tambores e tanques. Segundo Luiz Henrique, medidas simples podem reduzir os riscos: vasos devem ter pratinhos furados ou receber substratos, bebedouros de animais precisam ser lavados com escova pelo menos duas vezes por semana e ralos devem ser protegidos com telas de nylon, distribuídas gratuitamente pela equipe de endemias.
⭐️Canal Radar Promoções: https://bit.ly/Radar_Promoções
Com a chegada do calor e do período de chuvas, o alerta é para que a população redobre os cuidados e elimine qualquer objeto que possa servir de criadouro do Aedes aegypti, evitando a proliferação do mosquito e, consequentemente, o avanço da dengue.
🔗 Informações Prefeitura de Piumhi