Minas Gerais já vacinou mais em 2025 do que em todo o ano passado
Até 28 de julho de 2025, o estado já aplicou mais de 11,3 milhões de doses, superando o total de vacinas administradas em todo o ano de 2024 (10.177.630 doses). Esse avanço é resultado de uma mobilização intensa liderada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), com foco em ampliar o acesso à imunização.
📲 Participe do canal Piumhi Notícias no WhatsApp
📲 Participe do canal Piumhi Notícias no WhatsApp
Foram implantados 231 “vacimóveis” — veículos adaptados para levar vacinas a locais de difícil acesso. Mais de 204 mil doses já foram aplicadas por esses veículos em 240 municípios. A vacinação ocorreu em escolas, empresas, shoppings e áreas rurais.
SES/MG |
A população também tem demonstrado maior engajamento, aproveitando recessos escolares e campanhas sazonais para atualizar as cadernetas de vacinação. Segundo a SES-MG, a cobertura da vacina BCG no estado já alcançou 92,79%, superando a média nacional de 89,06%. Em Belo Horizonte, o índice foi de 90,14%, impulsionado por estratégias descentralizadas que incluem vacinação em empresas, escolas e grandes centros comerciais.
Para sistematizar e monitorar essas estratégias, foi instituído, em 2024, o Programa Mineiro de Imunizações (PMI), alinhado ao Programa Nacional de Imunizações. O PMI estabelece metas, indicadores e responsabilidades para os municípios mineiros, reforçando o compromisso com a saúde coletiva.
"A meta da SES-MG é recuperar os altos índices de proteção da população. Por isso, Minas reforça, mais uma vez, o recado: a vacina é proteção coletiva e compromisso com a vida", frisa Fábio Baccheretti, que adverte sobre outra prioridade nas ações: o combate à desinformação. "Muitas vezes, conteúdos sem base científica confundem as pessoas. Por isso, reforçamos a importância de sempre buscar informações em fontes oficiais."
🔗 Agência Minas / 📸 Rafael Mendes - SES-MG