Governo de Minas anuncia licitação para construção de ponte entre Cássia e Delfinópolis
O Governo de Minas Gerais publicou neste sábado (20) o edital de licitação para a construção de uma ponte que ligará os municípios de Cássia e Delfinópolis, no reservatório da usina hidrelétrica de Mascarenhas de Moraes, no Sul do estado.
Com 1.280 metros de extensão, o empreendimento promete encerrar décadas de isolamento entre as cidades e facilitar o deslocamento diário de cerca de 780 veículos, número que representa mais da metade do fluxo atual das travessias da região. O contrato de concessão terá prazo de 30 anos, com investimentos estimados em R$ 221,4 milhões.
O projeto foi estruturado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e contará com a participação da Eletrobras, atual responsável pelas balsas que fazem a travessia. Além de integrar os municípios, a ponte é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola, o acesso a serviços essenciais — como saúde, educação e comércio — e para o fortalecimento do turismo rural e ecológico.
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, “Essa obra vai transformar a realidade dos moradores da região ao garantir uma ligação rodoviária direta entre Cássia e Delfinópolis, reduzindo o tempo de travessia e ampliando o acesso a serviços, oportunidades e ao desenvolvimento regional”.
O edital prevê que o leilão seja realizado no primeiro trimestre de 2026. Durante 2025, foram concluídos estudos técnicos e realizadas consultas públicas, incluindo audiências presenciais e virtuais, para ouvir a população.
🔗Informações Agência Minas / 📸 Seinfra - Divulgação