Governo de Minas toma medida preventiva emergencial sobre a gripe aviária
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), realizou na manhã deste sábado (17) uma reunião emergencial para tratar do enfrentamento à gripe aviária.
A ação foi motivada pela confirmação, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na última quinta-feira (15), da presença do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial da cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Diante disso, foi realizado o rastreamento dos ovos férteis importados desse local para Minas Gerais.
Como medida preventiva e para garantir o controle sanitário do estado, serão descartadas 450 toneladas de ovos férteis e materiais relacionados no Centro-Oeste mineiro. Esses ovos férteis, utilizados para a reprodução de aves e não para consumo humano, são monitorados constantemente para evitar a disseminação da doença.
O descarte faz parte do Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), um protocolo firmado entre União, estados e setor produtivo em 2022, após a detecção do primeiro foco da doença na América do Sul. As ações têm o objetivo de conter a transmissão, erradicar focos e preservar a capacidade produtiva do setor avícola.
O Governo de Minas, a Seapa e o IMA reforçam que a gripe aviária não representa risco para a população, pois não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos. A doença afeta exclusivamente as aves, levando-as à morte.
O rastreamento dos ovos férteis importados da granja do Rio Grande do Sul está em fase final, e a possibilidade de novos descartes em Minas Gerais ainda existe, conforme a evolução das investigações.
Minas Gerais destaca-se como a segunda maior produtora de ovos do país e a quinta maior na produção de galináceos. Em 2024, o estado já realizou mais de 8 mil ações de educação sanitária em estabelecimentos com aves, reforçando sua vigilância epidemiológica e políticas de biosseguridade para garantir a saúde do setor.
Além das ações locais, Minas Gerais participa ativamente do Plano Nacional de Vigilância, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fortalecendo o combate às doenças avícolas.
O Governo de Minas, a Seapa e o IMA reafirmam seu compromisso com a transparência e informam que novas atualizações serão divulgadas assim que houver novidades.
🔗 Agência Minas
🔗 Agência Minas
Patrocinado
.Geonav Power Bank, Carregador Portátil Universal 12.000 mAh por R$ 89 - clique aqui