Piumhi é segunda cidade do Brasil com 100% do Legislativo comprometido com o controle do câncer

Iniciativa fortalece as políticas de prevenção, diagnóstico e tratamento oncológico no município

Por Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC): A Câmara Municipal de Piumhi-MG se tornou a segunda do Brasil — e a primeira de Minas Gerais — 100% comprometida com a Coalizão Cidades no Controle do Câncer. Com a assinatura da carta-compromisso de todos os vereadores do Legislativo de Piumhi, o Brasil passa a contar com duas Câmaras com a totalidade de seu legislativo engajado com a causa oncológica. A primeira foi a cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul, no final de março deste ano.

Em reunião no dia 27 de maio, com a coordenadora nacional da Coalizão, Cibele Carneiro, e a presidente da Associação Mulheres de Peito de Piumhi, Maria Zilma Oliveira, organização local que atua no apoio a mulheres em tratamento oncológico, os nove vereadores que compõem a Câmara Municipal reafirmaram a intenção de transformar compromissos em ações concretas de prevenção e enfrentamento do câncer. Entre as iniciativas, o Legislativo irá apoiar a ampliação da cobertura vacinal do HPV, para meninos e meninas de 9 a 14 anos. A vacinação previne contra sete tipos de câncer e a meta de vacinar 90% deste público-alvo é o principal foco da de vacinação nos sábados, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), e realiza busca ativa na zona rural, garantindo que a imunização alcance todas as comunidades. Além disso, conta com o apoio do Ministério Público, dispõe de uma unidade móvel de vacinação, apelidada de vacinódromo, facilitando ainda mais o acesso da população ao método preventivo.

“Ter mais uma câmara municipal 100% unida à Coalizão fortalece ainda mais o combate ao câncer, estimula o avanço da cobertura vacinal do HPV e seus impactos na saúde pública. A adesão unânime dos vereadores de Piumhi demonstra um compromisso real com a prevenção e com a construção de políticas duradouras de cuidado com a população, além de se somar aos esforços do Executivo, que também faz parte da Coalizão, por meio do prefeito Dr. Paulo”, destaca Cibele.

As principais metas da Coalizão Cidades no Controle do Câncer são o aumento da cobertura vacinal contra o HPV entre meninos e meninas de 9 a 14 anos, a fiscalização dos recursos destinados ao diagnóstico precoce do câncer, como exames de mamografia, papanicolau e testes de DNA do HPV,Coalizão.

Além da visita à Câmara, a coordenadora da Coalizão se reuniu com a Secretária de Saúde de Piumhi, Rosângela Terra. Entre as ações já implementadas pela Prefeitura de Piumhi para ampliar a cobertura vacinal destacam-se a oferta de uma sala de vacina com atendimento estendido, funcionando das 7h às 19h, e a realização de campanhas itinerantes, que levam a vacinação a diferentes pontos da cidade, como nas escolas municipais. Para se matricular na rede pública de ensino, as crianças e adolescentes precisam estar com a carteira de vacinação atualizada.

Patrocinado
Hoje tem promoção - Confira ofertas e promoções - clique aqui

O município também promove plantões e a atuação ativa na mobilização da comunidade. Além disso, a iniciativa busca fortalecer a articulação com o Poder Executivo para garantir uma atenção básica mais preparada e eficiente no enfrentamento da doença.

Piumhi é um município mineiro com cerca de 36 mil habitantes conforme o Censo de 2022. Reconhecido por sua qualidade de vida, ocupa a 45ª posição entre os 853 municípios de Minas Gerais.

Sobre a Coalizão

Lançada em julho de 2024 pelo Instituto de Governança e Controle do (IGCC), em parceria com organizações de referência como Abrale, Femama, Instituto Avon, Oncoguia, Instituto Vencer o Câncer e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a Coalizão Cidades no Controle do Câncer tem como objetivo sensibilizar gestores públicos sobre a importância de incluir o controle do câncer nos planos de governo e na pauta legislativa. A Coalizão já reúne 88 organizações em todo o país e tem a possibilidade de impactar positivamente a vida de mais de 33 milhões de brasileiros. São 42 cidades brasileiras com lideranças políticas comprometidas com a iniciativa.

Sobre o IGCC

Criado a partir da experiência do City Cancer Challenge (C/Can) na cidade de Porto Alegre-RS, o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) é o parceiro local de sustentabilidade do C/Can. Através de uma atuação multissetorial, busca transformar a realidade da prevenção e do tratamento do câncer, qualificando as políticas de saúde, aprimorando a governança e atualizando as informações e dados sobre a doença.

O Instituto tem como objetivo articular, propor e apoiar iniciativas que colaborem para a promoção da atenção oncológica de qualidade. Atuando para manter o câncer na agenda política das cidades, o IGCC contribui para a construção de um futuro em que todos tenham acesso à prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos de forma igualitária e universal.

🔗Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC)
Criado com ♥️ em Piumhi/MG desde 2019 - V.1.0